maio vermelho

No nosso Estado o mês de maio é dedicado à prevenção e ao combate do câncer bucal, sendo denominado “Maio Vermelho”, tendo o dia 31 como o Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal.

O câncer de boca pode estar localizado em vários lugares na cavidade oral, sendo alguns deles a língua, assoalho de boca (região embaixo da língua), os lábios, mucosa jugal (bochechas), a gengiva, o palato duro (céu da boca), palato mole e região retromolar (região atrás do último dente inferior). Os principais fatores de risco são o tabagismo, o alcoolismo, a radiação solar, vírus HPV, irritação mecânica crônica/trauma constante e higiene bucal deficiente.

Alguns sinais de alerta devem ser observados, como lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 14 dias, nódulos no pescoço, manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas palato (céu da boca), ou na mucosa jugal (bochecha).

No dia 04 de maio o dentista Alvaro Gustavo Marca, CRO 24851, e a auxiliar em saúde bucal Marieli Bedin, ASB 8352, estarão realizando a prevenção do câncer bucal, através de exames na cavidade oral e tirando dúvidas dos pacientes.

A prevenção é o melhor remédio! Participe!