maio vermelho

No nosso Estado o mês de maio é dedicado à prevenção e ao combate do câncer bucal, sendo denominado “Maio Vermelho”, tendo o dia 31 como o Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal.

O câncer de boca pode estar localizado em vários lugares na cavidade oral, sendo alguns deles a língua, assoalho de boca (região embaixo da língua), os lábios, mucosa jugal (bochechas), a gengiva, o palato duro (céu da boca), palato mole e região retromolar (região atrás do último dente inferior). Os principais fatores de risco são o tabagismo, o alcoolismo, a radiação solar, vírus HPV, irritação mecânica crônica/trauma constante e higiene bucal deficiente.

Alguns sinais de alerta devem ser observados, como lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 14 dias, nódulos no pescoço, manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas palato (céu da boca), ou na mucosa jugal (bochecha).

No dia 04 de maio o dentista Alvaro Gustavo Marca, CRO 24851, e a auxiliar em saúde bucal Marieli Bedin, ASB 8352, estarão realizando a prevenção do câncer bucal, através de exames na cavidade oral e tirando dúvidas dos pacientes.

A prevenção é o melhor remédio! Participe!

A Conferência da Saúde, realizada a cada quatro anos, é um espaço democrático com âmbito municipal, estadual e federa, que abrange vários segmentos sociais, como trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviço, munícipes usuários enfim, toda a população. A finalidade desse evento é melhorar a saúde das pessoas, confirmar o correto, modificar o errado e construir o novo.

Em Dois Lajeados a VII Conferência Municipal da Saúde será realizada no dia 10 de abril, no CTG Potro Sem Dono, a partir das 13h30min, e tem como tema “Democracia e saúde: saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS”. Ministrarão o momento a Sra. Sueli Capellaro, administradora do Hospital de Caridade São Roque e o Sr. Adilceu Cenci, Secretário Municipal de Saúde. Após será realizada votação de propostas trazidas de pré conferências, realizadas com questionário e debatidas por entidades e pela comunidade em geral.

A Administração Municipal, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, convida toda a comunidade doislajeadense para participar e contribuir para uma saúde cada vez melhor!