RESUMO
Data de Criação : 8/12/1987 
Lei de Criação : Lei nº . 8435 
Município(s) de origem : Guaporé 
Distância de Porto Alegre - Em quilômetros : 179 
Vias de Acesso : RS 129, RS 431 
Área do Município - em km2 : 123,1 
Clima : Temperado Úmido 
Altitude (metros
ECONOMIA
Com a economia fundamentada na produção primária, o município se destaca na avicultura, onde os 150 aviários produzem toneladas de frangos, além da suinocultura no sistema integrado e gado leiteiro.
Na agricultura está em evidência o cultivo do milho; a vitivinicultura que possui 640 hectares de área e o fumo, com 190 hectares .
A piscicultura também está em evidência sendo que o município possui cerca de 40 açudes. Em um desses açudes (próximo a cidade) funciona um Pesque-pague, proporcionando lazer e diversão aos visitantes.
O município se destaca na região pela produção de louro (condimento), sendo o maior produtor do estado ( 30 hectares ).

SETOR RURAL
Atualmente a economia do Município está alicerçada no setor agropecuário.
No município o setor rural representa 69% da população. O setor rural apesar de crises constantes tem representado um bom crescimento principalmente na área de Avicultura e Suinocultura.No município predomina o minifúndio onde os investimentos são do próprio agricultor.
Principais produtos: milho, fumo e uva. No setor agropecuário o município cultiva a cebola, alho, feijão, batata, arroz e a mandioca, além de outros para o auto-consumo.

SETOR PECUÁRIO:
Avicultura/corte; suinocultura; bovinos/leite.

FERROVIA DO TRIGO
O município possui uma das áreas mais bonitas da região por onde passa a Ferrovia do Trigo com uma seqüência de túneis e viadutos.
Nos últimos anos Dois Lajeados tem despertado para o turismo. O objetivo é aproveitar a exuberante natureza e a Ferrovia do Trigo como atrativos.

SETOR INDUSTRIAL
O perfil industrial do município está se iniciando, prevalecendo as micro-empresas: Fábrica de Ossos para cães,Fábrica de Calçados (costura e preparação do calçado), Indústria de Polimento de Utensílios Domésticos , Fábrica de Semi-Jóias, Agroindústria (abate de suínos e bovinos e fabricação de embutidos) e Indústria de Móveis. A localização destas empresas está na área urbana.

POTENCIAL TURÍSTICO
Dois Lajeados possui um grande potencial turístico, localizado entre vales e montanhas, com paisagens naturais muito bonitas. Destacamos ainda o BelVedere, na RS 129 entre o município e Guaporé, a Ferrovia do Trigo que corta o município com túneis e viadutos.
A religiosidade, o amor ao esporte, a educação, a cultura, a música e o folclore são marcas deixadas pelos descendentes de imigrantes e que ainda permanecem vivas no cotidiano da população.
Em questão de gastronomia, o município é conhecido pela excelente comida italiana: galeto, massa, polenta, tortéi e agnolini.